terça-feira, 28 de abril de 2009

Livros de HQ's

A maioria das pessoas conhece as Histórias em Quadrinhos (HQ's) como sendo publicadas, em sua maior parte como: revista, gibi e mangá, mas as HQ também podem ser livros de muito boa qualidade tendo os mais variados gêneros de histórias.

Eliminando o preconceito de que HQ são mais ‘fáceis’ de se produzir e que são dirigidas a um publico não muito exigente, este livros provam o contrário devido a alta qualidade que estes materiais possuem. Podendo ser divido em vários formando uma série ou em volume único, indo da junção de várias tirinhas que foram publicadas em jornais até mesmo histórias únicas e mais longas ricas em detalhes.

Como livro de junção de tirinhas temos como exemplo Calvin & Haroldo de Bill Watterson , com vários livros publicados devido há décadas e décadas de publicações em jornais e outra série ótima é a da cartunista argentina Maitena o Mulheres Alteradas já com muitos volumes sempre com temas no universo feminino - corpo, moda, homens, amores, família, filhos, trabalho, o passar do tempo e a falta do mesmo - tratados com muito humor.
Um livro de HQ que chamou muita atenção tanto é que virou um filme em animação, é Persépolis de Marjane Satrapi, no qual retrata a vida de uma garota que cresce entre a revolução do Irã sofrendo mudanças por todos os lados, sendo este uma autobiografia. Pode ser encontrado em quatro volumes menores ou em uma edição única.

Outro livro de destaque, na categoria de HQ, é V de Vingança de Alan Moore onde uma figura chamada simplesmente V, desponta no horizonte como a única chance de que haja liberdade novamente levantando a voz em meio ao caos em que tudo se encontra.

Histórias em quadrinhos podem alcançar desde fatos históricos, eróticos, ação, infantil, drama, e muitos outros gêneros, há vários e vários e vários livros para quem já é fã de HQ, os livros são sinais de coleção e para quem ainda não navegou nos mares dos quadrinhos não custa nada procurar um gênero de que você gosta.

Abaixo um pedacinho de Mulheres Alteradas de Maitena (clique na imagem para aumentar).
Boa leitura!

2 comentários:

Stanley Rossine disse...

Olá,
Gostaria de parabenizar pelo blog, gostei muito e muito boa a análise dos HQs!
Abraços,
Stanley

egon disse...

parabens, blog organizado e informativo, vou frequentar =)