terça-feira, 17 de março de 2009

Me Adota?

O titulo é o pensamento de Oliver, o filhote da foto que está em busca de um lar.

Adoção de animais, sempre admirei pessoas que trabalham com a adoação de cães e gatos, a grande maioria dos animais chegam até eles, ou são encotrados, em estado deplorável, muitos vitimas de violência, fome ou praga. Nestas ONG's eles são tratados, mas como o sustento de tantos animais é muito dificil, falta de espaço, comida e outras despesas, eles são colocados para adoção.

Se você pretende ter um bichinho em casa antes leve em considerações certos fatores:

- grande ou pequeno, vivendo no quintal ou dentro de casa, ele é dependente de você, e isso tambem inclui os gatos, já que a grande maioria o considera 'independente' não dando tanta atenção a eles, ou seja, ele depende de você pra higiene, casa, alimentação, veterinário e é claro tambem precisa de atenção, tenha isso em mente.

- apesar de você poder brincar com ele, ele não é brinquedo, com criança em casa deve-se reforçar esse lado, já que a grande maioria dos animais são adquiridos para a criança, sendo que ela pode enjoar, por isso é importante ensinar desde o começo que o bichinho não é brinquedo e que certas brincadeiras com ele devem ser evitadas, pois mesmo que sem querer muitas crianças acabam os machucando.

- você pode não querer gastar muito com seu bichinho, mas você terá que dar vacinas todos os anos, levar no veterinario regularmente e alimenta-lo, tenha uma verba destinada a ele.

- quando for escolher seu bichinho pense no tamanho que ele pode ficar, muitas pessoas veem o filhote no momento e esquecem que eles irão crescer, e certifique que ele seja a escolha certa, tanto cães como gatos variam muito de temperamento de acordo com a raça, desde os mais agitados aos mais carentes, veja antes qual deles se encaixa ao seu perfil de vida.

- se você irá pegar um filhote, tenha paciência, eles demoram para entender as regras da casa, mas se você educa-lo ele irá fazer parte da familia em pouco tempo.

Se você prestou atenção em tudo isso, você está pronto para ter seu bichinho, mas ao inves de comprar um por que não adota?

Ao contrário do que a maioria pensa não há apenas cães SRD (sem raça definida) nos centros de adoções e nas 'carrocinhas', há cães de raça que são abandonados, mesmo assim cães vira-latas ainda são a maioria, e eu estava vendo as fotos um mais lindo que o outro.

E para quem não quer ter tanto trabalho com filhotes, a maioria dos animais são adultos, o que facilita para algumas pessoas.

Pronto para adotar? Para ver fotos e dados dos cães e gatos que estão disponiveis para adoção acesse o site Quero um Bicho, os bichinhos das fotos estão neste site em busca de um lar.

Na Central de Adoção Animal você encontra muitos outros bichinhos que estão em busca de um lar, cuidados com eles e vantagens em adotar um cão já adulto.

Você pode encontrar em outras ONG's que fazem este trabalho, ou se tambem diretamente no Centro de Controle de Zoonose de sua cidade.

Quer saber mais sobre raças de cães e gatos e seus cuidados? Acesse: Pêlos e Patas.

Nenhum comentário: