quinta-feira, 16 de abril de 2009

Amigos ~Participação Especial~

Abrimos a nossa nova sessão 'Participação Especial', e essa pessoa que escreve ai embaixo é muito querida por nós, apesar do pouco tempo que nos conhecemos.

----------------------------------------------------------

No primeiro dia de aula da pré-escola, e primeiro dia de aula da minha vida, eu chorei!

Não queria ficar naquele lugar desconhecido, com aquelas pessoas desconhecidas, não podia deixar a minha mãe ir embora sem mim, de jeito nenhum! Chorei e grudei nela como se não houvesse amanhã.
Até que chegaram outras crianças (e eu lá, pagando aquele mico!). Uma delas em especial, uma garotinha, me estendeu a mão com uma solidariedade espontânea, própria da idade, me disse que estava tudo bem, me chamando para entrar na escola com ela. E eu fui! E o primeiro dia de aula foi ótimo.

No fim eu nem queria mais ir embora. E nunca me esqueci daquela cena. Se tornou uma espécie de definição do que é amizade para mim. Afinal, eu e aquela garotinha somos grandes amigas até hoje. Continuamos estendendo a mão uma para outra, nos bons e nos maus momentos.
Ao longo da vida tive a sorte de conhecer muitos outros destes seres celestiais que nós chamamos de amigos. Muitos, como no exemplo supracitado, eu conheci em função da escola. Um bom lugar para se fazer amizade, pois conta com fatores como: convivência diária, certa liberdade e grandes desafios, que acabamos superando juntos.

Existe todo tipo de amigo. Há, como no exemplo, os amigos de infância, com os quais crescemos juntos, compartilhando cada fase da vida. Tem também aqueles que não conhecemos desde criança, mas que nos fazem sentir como se estivessem conosco desde sempre e sem os quais, simplesmente, não podemos mais viver. E os amigos de determinados momentos: os bons e velhos colegas e conhecidos. Temos também alguns familiares que são como amigos: mãe, irmã, primos... Laços sangüíneos não são necessários em uma amizade, mas também não a impedem! Há ainda a famosa amizade colorida que nos dá a oportunidade de unir o melhor de dois mundos!
Amigos são pessoas que ajudam a fazer de você quem você é, cujas diferenças te enriquecem e as semelhanças te fortalecem. Pessoas com as quais você pode contar, e que mesmo te conhecendo bem, gostam de você!!!

Amizade, geralmente, surge do nada, começa meio sem jeito, em gestos simples, e vai crescendo sem pedir licença. Quando a gente menos espera estamos chorando no ombro daquela pessoa, comemorando suas vitórias, sofrendo as suas dores, amando seus filhos como se fossem nossos, sentindo imensamente a sua falta, quando não estão por perto. Quando menos esperamos estão dizendo verdades na nossa cara, invadindo nossa privacidade, nos defendendo, afastando a nossa solidão, dando um pouco de graça para as nossas vidas, nos cobrindo de carinho, atenção e lealdade. Quando menos esperamos eles vêm e nos estendem a mão! É por isso que eu amo os meus amigos!

Texto dedicado a todos os meus amigos.
Em especial às meninas do Então tô Verde!
A quem agradeço pelo convite para escrever aqui e, claro, pela amizade!

2 comentários:

Anônimo disse...

*----------*Sou fã da autora \o\
Amei o texto de amizade..é bem emocionante mesmo mesmo!
Realmente a amizade é algo maravilhoso!

O bEM viVER disse...

Nossa, que lindo. E ainda são amigas! parabéns. Mas é uma dádiva ainda serem amigas, porque da minha infâancia, não tenho nenhuma que é bem amiga. POrque me mudei de cidade, ou porque cada um partiu pra lados diferentes,...pra ser sincera, creio que é porque nunca houve essa amizade verdadeira, senão, nem o tmepo dissiparia, né?

Foi um prazer visitar seu blog,

Lena