terça-feira, 11 de agosto de 2009

Medo

Afinal porque temos medo?

Exatamente que tipo de emoção é essa que nos faz perder a coragem?

Já me perguntei tantas vezes isso a mim mesma, mas parece que dou voltas e voltas sem sair do lugar, claro que assim como a maioria dos sentimentos não há como explicar em palavras, mas o 'medo' realmente é uma das mais complexas em minha opinião.

Pessoas podem chegar a fazer (ou deixar de fazer) coisas absurdas quando sentem medo, parece que uma parte racional do nosso cérebro é tomada por ele e então ele nos controla.

Raciocinando friamente é uma besteira temer alguma coisa, sabe não faz sentido, pare por alguns segundos e pense em alguns dos seus medos de antigamente, faz sentido hoje em dia?

Mas por um lado quem disse que alguém consegue ser tão racional assim a ponto de 'apagar' seus medos?

É óbvio que existem verdadeiros heróis, corajosos o suficiente para enfrentarem seus medos, mas nunca poderão dizer que estão livres de todos os seus medos, por menor que seja, ele estará lá e sendo frequente ou não, ele em algum momento te assustará.

Apenas encerrando sem chegar a conclusão alguma (quem sabe um dia eu consigo?) me lembro de uma frase que foi dita pelo ex-presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, sobre o medo é uma das 'teorias' que mais faz sentido pra mim até hoje:

"Acredito firmemente que a única coisa a temer é o próprio medo. ''

5 comentários:

Renato disse...

Medo é impressionante mesmo, mais faz parte do comportamento humano, termedo, principalmente do desconhecido.
Abraços forte

Anônimo disse...

O medo é uma ferramenta da qual o cérebro se utiliza para não corrermos risco. Mas,às vezes, sentimos medo devido a alguns traumas mais complexos.

Anônimo disse...

O medo é estranho mas creio eu que ele só exista quando vc assistiu uma aitude alheia cair num fracasso ou numa desgraça então quando vc vai fazer ou passar algo parecido insconcientemente ja se lembrou do que alconteceu alguma vez com alguem e por isso teme sem querer mesmo.
e em outros casos a gente ouve mta negatividade tbm.

Luna disse...

O medo pode ser inimigo, mas também pode ser aliado muitas vezes.
Adorei o post ;)
Luna

Anônimo disse...

O que falar do medo.
A verdade e que sentimos medo de ter medo.
Ótimo post.