quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Pessimismo ou Otimismo? Hã... Realismo?


Esses dias me peguei lembrando de alguns fatos que aconteceram na minha vida, e percebi uma coisa: eu tenho tendência a ser otimista. Quem é assim sabe do que estou falando, é como sempre ver a luz no fim do túnel mesmo que o túnel em questão seja um lugar muito escuro, úmido e fechado. Como se um milagre fosse acontecer a qualquer instante. Não estou dizendo que não acredito em milagres, só acho que pensar que um milagre SEMPRE vai acontecer não faça muito bem, porque então você cria esperanças, e depois sem perceber o que eram esperanças viram certezas, mas então e se não acontece aquilo do qual você tinha certeza? Afinal era uma 'certeza', pelo menos foi isso o que virou, e então quando a 'certeza' já não é mais tão certa, vem a decepção.

Também não acho que a solução seja o pessimismo, afinal se acharmos que tudo irá dar errado a chance aumenta, podem falar o que quiser mas acredito muito em força de pensamento, então pessimismo definitivamente na minha opinião, atrapalha o 'curso' das coisas.

Mas então o que?

Alguns amigos meus falam que são realistas, mas o que é ser realista?

Se for ver ao pé da letra é ver o 'real' o verdadeiro, mas isso não seria na visão de cada pessoa?

E se você acha que o mundo real é algo que nunca vai melhorar e eu o contrário? Ainda assim nós dois somos realistas?

Portanto acho que a definição realista, não se enquadra quando falamos se somos pessimistas ou otimistas, claro que podem existe pessoas que possuem o 'equilíbrio' entre os dois, mas em algum momento tendem a ir para um caminho ou outro.


Nenhum comentário: